Páginas

sábado, 7 de abril de 2012

Que tal começar a se exercitar hoje?

Listamos uma série de dicas para que você possa vencer a preguiça e escolher a atividade ideal para o seu corpo

Quando decide parar de fazer exercícios, dificilmente você faz isso porque desconhece os benefícios do treino. A negativa, normalmente, tem origem em dois fatores: preguiça de treinar ou falta de afinidade com o programa. Uma decisão arriscada, como mostram o espelho, poucos meses após o sedentarismo, e a Federação Mundial de Cardiologia: pessoas que não praticam atividades físicas têm um risco duas vezes maior de sofrer doenças do coração, ter pressão alta e desenvolver diabetes quando comparadas a quem pratica exercícios físicos regularmente.

Os benefícios da prática de atividades físicas não são novidades, afinal, boa parte da população conhece a importância de exercitar o corpo e a mente, especialmente horas antes ou depois de um exaustivo dia de trabalho.

O corpo humano precisa estar em movimento, a fim de que o sistema nervoso, cardíaco e a própria musculatura estejam devidamente preparadas para os desafios do dia-a-dia. Embora a sociedade moderna tenha criado inúmeros instrumentos que facilitaram a nossa vida, é importante destacar que o organismo pode e dever se exercitar.

Para ajudar você, leitor, listamos algumas atividades que poderão ajuda-lo a iniciar uma vida + saudável:

1 - Faça uma avaliação médica - A avaliação médica não é apenas um pré-requisito para que aluno e professor trabalhem em segurança, mas a melhor maneira de descobrir os limites do seu corpo e o exercício ideal para vencê-los;

2 –
Desenferruje - "A principal meta de quem começa a treinar após ter ficado muito tempo parado deve ser reabituar o corpo à prática regular de exercícios", explica Adriano. Segundo o personal trainer, emagrecer ou ganhar tônus muscular devem ser objetivos secundários nesse retorno. Isso porque o retorno ao treino, na maioria das situações, traz os mesmos desafios de uma primeira experiência com exercícios;

3 -
Comece por atividades de baixo impacto - Voltar a treinar e já partir para atividades de grande impacto aumenta e muito o risco de lesões. Decidir correr logo no primeiro dia de treino, por exemplo, poderá sobrecarregar os músculos e articulações dos membros inferiores, afirma o médico do esporte Ricardo Nahas, do Centro de Referência em Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho. Ele explica que, em uma caminhada, cerca de 20% do peso corporal fica concentrado nas articulações e essa porcentagem dobra numa corrida;

4 - Exercício tem que dar prazer - Exercícios físicos não se resumem a musculação e esteira. Por isso, se a academia não te atrai, busque fazer outras atividades, como esportes coletivos, ginástica ou circuito. "Treinar por prazer mantém o aluno motivado e reduz o risco de abandonar o programa", afirma Ricardo Custódio;

5 - Respeite seus limites - O condicionamento físico não aparece do dia para a noite. "Pegar muito peso de uma vez ou caminhar uma distância muito longa só vai causar dores nos músculos e nas articulações", afirma o personal Adriano Braga. Estar disposto a melhorar sempre é fundamental, mas isso deve ser feito de maneira segura. "Do contrário, há risco de uma lesão mais séria e você é obrigado a ficar sem treinar justo quando estava mais engajado".

Com informações do portal UOL - Ciência e Saúde


3 comentários:

  1. Foi bom ler este artigo. Dei uma parada com a caminhada diária e vou voltar novamente, pois sei da importância de se fazer alguma atividade física regularmente.

    ResponderExcluir
  2. Foi bom ler este artigo. Preciso voltar a caminhar diariamente, pois sei da importância de ter uma atividade física regularmente.

    ResponderExcluir
  3. Caminhar é bom, pois tonifica o corpo e queima calorias...

    ResponderExcluir